Problemas com obras nas áreas comuns do edifício
Entre os mais comuns estão a falta de material, ou documentos, atrasos e pagamentos adiantados sem que os trabalhos acompanhem os aportes financeiros. Os síndicos registram também a incerteza de saber sobre o que esta ocorrendo na obra e quanto tempo ela irá durar, e ainda, que não tem conhecimento técnico para discutir com a empresa contratada. Durante o decorrer das obras, acabam aparecendo debates e problemas provocando discussões e até adendos contratuais.
Geralmente as divergências são provocadas por problemas construtivos, afirma o Eng° Claudio Silva, fundador da Prevente Engenharia, e estes poderiam ter sido conhecidos em uma consultoria especializada que levaria a um memorial descritivo para aquele trabalho ou que poderiam ser passíveis de cobrança em garantia.
Os problemas desconhecidos pelo síndico ou pela empresa prestadora de serviços são um dos maiores fatores origem dos problemas relatados. Pois como não se tem um planejamento prévio, a empresa vai conhecendo as dificuldades, e com isso acaba gerando acréscimo no valor da obra e resultando na insegurança dos clientes. E pior, muitas vezes os problemas não recebem a análise correta ou poderiam ter sido conhecidos em um diagnóstico antes do processo de cotação.
A contratação de uma empresa especializada não é garantia de que todos os problemas serão resolvidos. Não se tem normalmente um trabalho de Consultoria que levaria a um memorial descritivo específico para aquele problema. As empresas, em uma cotação onde os orçamentos não são cobrados, não possuem condições de avaliar corretamente o que realmente o cliente precisa, pois normalmente possui a visão de vender a solução que ela conhece para o cliente sem discutir a causa do problema, o que pode acabar dando certo ou não.
O sinal mais claro de que a obra está ou pode ter algum problema é o atraso, talvez pelos números de trabalhadores adequados e principalmente a falta de pagamentos de mão-de-obra ou de materiais. Em algumas vezes o condomínio aporta uma grande parcela de sinal que juntamente com as parcelas pagas nos primeiros meses, deixa muito latente que o trabalho não correspondeu ou corresponderá ao investimento já realizado.
Por isso a nossa missão é a de conscientizar o cliente de que antes de abrir a sua cotação, faça uma consultoria específica que possa diagnosticar a origem dos problemas e descrevê-los em um documento (projeto, memorial ou laudo), e só depois colocar sua obra para as empresas orçarem. Com isso a obra e todos os passos ocorrerão com mais qualidade, segurança e previsibilidade.
A Prevente tem o programa XPERT que orienta desde o momento do seu pedido, oferecendo uma consultoria para o cliente antes que ele abra sua cotação, entendendo a sua necessidade dentro de um contexto e características de cada edifício. O Xpert conta com nossas consultorias específicas (Doutores) que irão analisar as causas dos problemas e indicar a melhor terapia ou projeto, documento esse que deverá embasar o processo de acompanhamento da obra.
Apesar de priorizarmos a prevenção, quando o cliente surge com o problema temos realmente como ajudá-lo, sempre procurando analisar cada contexto único, utilizando nossas consultorias, ferramentas exclusivas e métodos consagrados, sejam eles envolvendo a justiça ou não.